A dica mais importante no aprendizado de vocabulário

A dica mais importante no aprendizado de vocabulário

Para entender quais palavras e expressões aprender em inglês, você precisa entender o princípio de Pareto, também conhecido como a regra 80/20.

O PRINCÍPIO DE PARETO

O princípio de Pareto afirma que 80% dos resultados vem de 20% de todo o investimento ou esforço. Veja alguns exemplos da vida real:

  • Este princípio é usado nos negócios quando 20% dos produtos levam a 80% do lucro da empresa.
  • É usado no mundo fitness quando os especialistas encorajam você a fazer 15 minutos de exercício intenso e dinâmico (20% do seu tempo de exercício) porque gera mais resultados (80% dos seus resultados) que uma hora em uma esteira na academia.
  • E é citado com frequência em estudos sobre foco, produtividade e gerenciamento do tempo de forma eficaz que encorajam a focar nas tarefas mais importantes em vez de se desgastar tentando fazer tudo de uma vez. 4-6 horas de tempo de trabalho de qualidade ininterrupto terá mais resultados que 8 horas de trabalho distraído.

COMO USO O PRINCÍPIO DE PARETO NOS ESTUDOS DE INGLÊS?

Você, que está estudando inglês, pode entender esse conceito de aprendizado de linguagem assim: @@20% do vocabulário de inglês que você aprende será pelo menos 80% do que você ouve, diz ou escreve diariamente.@@ Para aplicar essa regra no seu aprendizado de vocabulário, você precisa decidir, entre infinitas palavras em inglês, qual 20% é relevante e importante para você e deixar de lado os outros 80% da língua, que provavelmente é irrelevante no seu dia a dia.

O caminho contrário seria pensar que você precisa saber 80% da língua antes de seguir em frente ou entender 80% de tudo que ouvir antes de colocar o seu inglês em prática, mas este é um objetivo pouco realista que, além de te deixar frustrado e sobrecarregado, também vai tornar o seu aprendizado do idioma bem mais lento.

Pense nisso: existem cerca de 180,000 palavras na língua inglesa. Muitas palavras novas são adicionadas diariamente e outras caem fora de uso. É impossível saber todas as palavras. Eu não sei todas elas. Você nem precisa se preocupar em aprender a MAIORIA delas por enquanto (ou talvez nunca), principalmente quando você é um aluno iniciante.

Essas palavras são incomuns, arcaicas ou muito técnicas e é improvável que apareçam nas suas interações em inglês. Não saber essas palavras não vai fazer diferença nenhuma na sua vida. Usar a regra do 80-20 para decidir quais palavras e expressões estudar é o modo mais eficaz para ter resultados rápidos e eficazes nos seus estudos da língua inglesa.

MAS COMO SABER QUAL É O SEU 20%?

Primeiro, você vai querer aprender a forma e função das palavras básicas do inglês. Ou seja, aquelas palavras mais frequentes. As “-wh question words”, os pronomes, os verbos principais. Acesse o nosso Guia Completo para Aprender Inglês On-line para aprender e consultar as listas das palavras mais usadas no inglês escrito e falado quando quiser. 



Depois de se acostumar com as palavras mais frequentes, já comece a aprender a parte do inglês que for mais importante para seus objetivos a curto prazo. Por exemplo:

  • Pense no que você diria ou escreveria no seu trabalho se o seu objetivo é aprender inglês para o trabalho. Olhe os seus relatórios e e-mails, ouça as conversas das suas reuniões semanais.
  • Visualize a sua viagem e saia andando por ela se precisa do inglês para viajar. Com quem você vai conversar? O que vai precisar perguntar?

Depois dessa preparação, você vai escolher os cursos ou materiais do mundo real que focam nas suas necessidades específicas. This is your 20%.

Eu não estou falando para você não focar em construir um vocabulário em inglês grande e sofisticado. Eu estou dizendo que @@você pode ser fluente em um idioma mesmo tendo um vocabulário limitado@@ e que, às vezes, esse vocabulário menor e mais específico é tudo que você precisa. Você vai ficar surpreso em ver o quanto você pode fazer com tão pouco vocabulário e um bom senso de compreensão do contexto do que está acontecendo a sua volta e da comunicação não-verbal.

ACREDITE EM MIM...

Eu já falo português há muito tempo desta forma. E ainda existem tantas palavras comuns e cotidianas que eu ainda não sei em português. Por exemplo, até escrever este post eu não sabia as palavras “cílios” ou “cadarços” porque, sinceramente, com que frequência eu preciso falar sobre os meus cílios? Eu não sou uma criança e eu não tenho uma crianças, então com que frequência eu preciso falar sobre cadarços? São palavras comuns mas não saber delas não quer dizer que não sou fluente em português. 

Então, resumindo, a regra 80-20 para aprender vocabulário diz para você decidir qual vocabulário menor e específico em inglês você precisa aprender para alcançar os seus objetivos específicos e a curto prazo. Seguindo esta regra, você conseguirá sobreviver a 80% das situações em inglês, além de ter que estudar menos de 20% do que as pessoas normalmente estudam para chegar no mesmo nível depois de anos. That's making it count!


Agora, nós adoraríamos ouvir sua opinião: Como você usa o princípio de Pareto? Qual é o seu 20%? Compartilhe aqui nós comentando abaixo. 

Lembra-se, compartilhe o máximo possível de detalhes na sua resposta. Diversos aprendizes e professores de inglês incríveis vêm aqui toda semana para se motivar. Seu conhecimento pode ajudar alguém a ter um significativo avanço em sua própria aprendizagem.

Importante: compartilhe suas opiniões e ideias diretamente nos comentários. Links para outros posts, vídeos, etc., serão excluídos, pois podem parecer spam. 

Obrigada por compartilhar suas experiências de aprendizado de inglês aqui na nossa comunidade. Sua presença e participação são o que tornam esse blog útil para tantos estudantes e professores de idioma. Estamos juntos nessa. Let's make it count!

O que você gostaria de aprender agora?