Como usar as redes sociais para aprender inglês

Como usar as redes sociais para aprender inglês

Qual é a melhor e mais eficaz ferramenta de aprendizagem gratuita que quase todo mundo pode acessar todos os dias? As redes sociais.

Observe a lógica:

  1. O propósito de aprender outra língua é poder se comunicar e socializar com pessoas com quem não poderíamos nos conectar ou colaborar de outra forma, e ter acesso a redes e mídias das quais antes não poderíamos participar.

  2. As redes sociais foram inventadas para ajudar pessoas de diferentes países e culturas a se comunicarem e socializarem entre si, a estabelecerem contatos pessoais e profissionais à distância, e a se conectarem de acordo com interesses e objetivos em comum, não só sua localização.

  3. Logo, faz todo o sentido que as redes sociais sejam uma poderosa ferramenta que abre portas para aprendermos como nos comunicar e conectar com pessoas do mundo todo que pensam como nós. Ainda não se convenceu?


3 MOTIVOS DE AS REDES SOCIAIS SEREM TÃO EFICAZES NO APRENDIZADO DE LÍNGUAS:

  1. As redes sociais são a ferramenta gratuita de mais fácil acesso que temos, literalmente na palma da mão. Interagimos, e em tempo real. Já estamos nelas todo dia (na verdade, quase toda hora), usando para fins sociais, educativos e até profissionais.

  2. O conteúdo das redes sociais é autêntico, acontece na vida real e se mostra como escrita, áudios e vídeos. Ou seja, podemos trabalhar todas as competências linguísticas: As receptivas (desenvolver vocabulário, leitura e listening) e as produtivas (escrever textos curtos, pronunciar e falar). Nas redes sociais, aprendemos mais gírias e expressões idiomáticas do que em qualquer livro ou dicionário.

  3. O material é bem motivador, interessante e divertido. Isso também é muito importante ao escolher que material de aprendizado vamos estudar. As redes sociais são uma biblioteca infinita de material gratuito e efetivo.

Por fim:

  • Qual é um dos maiores problemas para estudantes autônomos de línguas online? A distração digital.
  • Qual é a melhor forma de superar a distração digital? Transformar as “distrações” diárias em ferramentas de aprendizagem.

Pronto! Espero ter te convencido sobre a magia das redes sociais.


COMO USAR AS REDES SOCIAIS PARA APRENDER INGLÊS?

Agora que entendemos por que as redes sociais são uma ótima ferramenta de aprendizagem, vamos falar sobre como usá-las. Como exemplo, vamos considerar o Facebook como plataforma de aprendizado em redes sociais.

  1. Procure páginas para seguir e grupos para participar de acordo com os seus interesses. Isso é importante: você não precisa necessariamente entrar em grupos sobre aprender inglês. Na verdade, é melhor não. O ideal é entrar em grupos sobre o que mais te interessa: fã clubes, grupos de esporte, moda, política, séries de TV, etc. Tem páginas e grupos no Facebook pra TUDO. Se os posts e comentários forem em inglês, você vai aprender com eles.

  2. Siga as páginas e os grupos; isso vai mudar sua timeline drasticamente. No meio de vídeos de gatos e memes, você vai ter material para aprender inglês. É um pequeno ato que faz toda a diferença. Você vai integrar o inglês à sua vida diária e conhecer pessoas de todo o mundo que se interessam pelas mesmas coisas ou que também estão aprendendo inglês. Você se sente parte de algo maior e começa a se conectar melhor com o mundo.

  3. Vá além e organize um modo de gravar novas expressões e vocabulário. Com o tempo, você pode aprender passivamente novas expressões e estruturas gramaticais dando uma olhada em posts toda vez. Mas, se quiser acelerar seu aprendizado, você pode ser mais ativo. Descubra onde você vai começar a montar seu dicionário de inglês das redes sociais e copie e cole as novas expressões e palavras que você achar mais impressionantes. Daí, você pode colocá-las no aplicativo ou site de vocabulário de sua escolha (como o Anki ou o Quizlet) e começar a estudar o novo vocabulário enquanto estiver no ônibus ou mesmo toda noite antes de dormir.

  4. Aproveite ao máximo as redes sociais participando ativamente de tópicos de debate. Uma das melhores e piores coisas nas redes sociais é que você pode ficar relativamente anônimo. É ruim porque, às vezes, as pessoas se escondem atrás da anonimidade para insultar ou enganar os outros desnecessariamente. Mas pode ser muito bom para quem está começando a aprender uma língua e precisa de um espaço onde há menos pressão para começar a colocar o idioma em prática. Pouco a pouco, comece a elaborar pequenos comentários para responder postagens. Podem ser bem curtos: “I love it!”, “Great post!”, ou um pouco mais longos: “This was the best episode of Stranger Things I've ever seen!”, ou até mais: “When does the second season start? I am dying to see it!” Use os comentários de outras pessoas como modelo. A primeira vez que você deixar um comentário e alguém curtir ou responder vai ser um momento mágico. E se alguém mal intencionado comentar algo na maldade, quem liga! Você não conhece a pessoa, e ela não importa. Continue colocando seu inglês em prática. 


UM EXEMPLO DE COMO EU USO AS REDES SOCIAIS PARA APRIMORAR MEU PORTUGUÊS:

  1. Estou em grupos do Facebook sobre eventos culturais em Belo Horizonte (onde moro atualmente), páginas de mídia e notícias do Brasil com Meio & Mensagem e El País Brasil, páginas e grupos de empreendedores afins como Nós na Gringa, Vá Mais Longe e Estrategi.ca, e páginas onde amo ver os vídeos, como do Project Studio62. Também entrei em alguns grupos de professores de inglês no Brasil como BrELT, Brazil's English Language Teachers. É um assunto que não só me interessa, mas também é super útil na minha vida profissional.
  2. Costumo copiar e colar palavras ou expressões interessantes no aplicativo Stickies. (Tenho um Mac e sou viciada em post-its.) Nem consigo descrever o quanto aprendi de português com posts e comentários de outros membros. São palavras e expressões que uso todo dia quando converso com meus amigos aqui no Brasil, meus alunos e colegas de trabalho. Depois de um tempo, vou transferir o vocabulário anotado no Stickies pra um arquivo no Google Docs. (Veja o print abaixo.)
  3. Procuro um tempo pra escrever um comentário em português pelo menos uma vez por dia. É, dependendo da extensão dele, isso pode levar até 25 minutos, mas também não me incomoda que não esteja perfeito; sei que, mesmo tendo erros de gramática aqui ou ali, se por algum motivo alguém não te entende ou você encontra um erro no que escreveu e quer corrigir, você pode voltar ao comentário e editá-lo na hora. 
Por exemplo: Esse é um print das minhas anotações de vocabulário atuais. :) 

Por exemplo: Esse é um print das minhas anotações de vocabulário atuais. :) 


And that's it! Easy as pie. :) Agora, nós adoraríamos ouvir sua opinião: Como você usa as redes sociais pra aprimorar seu inglês? Compartilhe aqui suas páginas e grupos favoritos nós comentando abaixo. 

Lembra-se, compartilhe o máximo possível de detalhes na sua resposta. Diversos aprendizes e professores de inglês incríveis vêm aqui toda semana para se motivar. Seu conhecimento pode ajudar alguém a ter um significativo avanço em sua própria aprendizagem.

Importante: compartilhe suas opiniões e ideias diretamente nos comentários. Links para outros posts, vídeos, etc., serão excluídos, pois podem parecer spam. 

Muito obrigada por assistir e compartilhar o post do blog. Let's make it count! 

O que você gostaria de aprender agora?