Como saber se meu nível do inglês é bom o suficiente?

Como saber se meu nível do inglês é bom o suficiente?

Neste post, vamos analisar algumas das perguntas que mais ouço de meus queridos alunos:

  • O meu nível de inglês é bom o suficiente para entrar numa boa faculdade? 
  • O meu nível de inglês é bom o suficiente para conseguir um bom emprego?
  • O meu nível de inglês é bom o suficiente para fazer intercâmbio no exterior?

Por meio dessas perguntas, nós podemos aprender muito sobre o motivo de as pessoas não estarem aprendendo inglês de forma eficaz. Afinal, estas são perguntas que nós todos fazemos, o tempo todo. Só que estas são as perguntas erradas para se fazer se você quer uma boa resposta. Mas, por quê?

SUA AULA DE INGLÊS: 

  1. Assista o vídeo abaixo sobre a questão de nível no contexto de viagem ao exterior.
  2. Leia o post sobre a questão de "bom o suficiente" no contexto de aprendizagem de uma língua no geral.
  3. Comece com seu próprio plano de estudo. Anote exatamente que tipo de inglês você irá precisar. Por exemplo, quando viajar para o exterior, pergunte a se mesmo(a): O que eu vou precisar dizer? Quais são as expressões exatas que vou precisar usar em inglês? Quais os tipo de situações (esperadas e não esperadas) em que precisarei do inglês? Com quem eu vou falar? Devo usar um inglês mais formal ou mais colloquial? Este planejamento não depende do "nível" em que você está, mas do que você pretende fazer com o inglês na sua viagem. 
  4. Ponha essa plano em prática. Organize os seus estudos para que consiga praticar antes de viajar.

Como pode ver, o conceito de "nível" funciona apenas em certos contextos, como cursos, livros didáticos e provas padronizadas. Os programas precisam organizar os alunos em grupos com habilidades semelhantes para adequar as instruções ao "nível" dos alunos, caso contrário, a motivação será afetada se o curso for muito difícil ou muito fácil. 

Então, se me perguntar: "O meu nível de inglês é bom o suficiente para conseguir um bacharelado de 4 anos em Engenharia na Universidade Estadual de San Diego na Califórnia?", e posso responder: "Boa pergunta! Você vai precisar tirar, no mínimo, 80 na prova TOEFLiBT para se candidatar ao programa. Qual é sua pontuação no TOEFLiBT?" E, a partir disso, nós podemos ter uma conversa produtiva. E os níveis são bons para isso.

Mas, "nível" também é um grau de medida relativo. O que um curso chama de inglês "intermediário", pode ser considerado inglês "avançado" em outra escola. O que significa se eu disser: "Você precisa de um inglês intermediário antes de viajar"? Nada! Isso não significa nada. E, não se esqueça, idiomas envolvem muitas habilidades e situações: eu possuo nível "avançado" no português falado, mas "intermediário" no escrito. Possuo nível "intermediário" na leitura informal do facebook em espanhol, mas "iniciante" em leitura de poesia em espanhol.

Também, no geral, é a ideia de "bom o suficiente" me preocupa. Muitas pesquisas indicam que a ideia de "bom o suficiente" leva a:

  1. Procrastinação: "Vou esperar até que meu inglês seja bom o suficiente para viajar sozinho."
  2. Perfeccionismo: "Não tenho domínio bom o suficiente para manter um diálogo porque ainda cometo erros."
  3. Autoconfiança baixa: "Eu não sou bom o suficiente no inglês para conseguir participar de uma reunião."
  4. Comparação de si mesmo com os outros: "Na aula de inglês muitas pessoas, por já terem viajado para o exterior ou terem estudado inglês há mais tempo, sabem mais, então me sinto tímido e acho que meu nível não é bom o suficiente."

APRENDER COMO SUPERAR O MEDO E PROCRASTINAÇÃO
Dicas e recursos grátis para aumentar a sua motivação e autonomia


Agora, gostaríamos de ouvir sua opinião. O que aprendeu de mais importante nesta conversa e como você irá colocar isso em prática na sua própria vida? 

Lembra-se, compartilhe o máximo possível de detalhes na sua resposta. Milhares de aprendizes e professores de inglês incríveis vêm aqui toda semana para se inspirar. A sua contribuição pode ajudar outra pessoa a ter um avanço no aprendizado.

Importante: compartilhe suas opiniões e ideias diretamente nos comentários. Links para outros posts, vídeos, etc., serão excluídos, pois podem parecer spam.

Obrigada, como sempre, por assistir o vídeo, compartilhar este post e permitir que a Step Stone Languages seja parte da sua jornada de aprendizado de inglês. Let's make it count!

O QUE VOCÊ GOSTARIA DE APRENDER AGORA?