Como encontrar um ótimo professor de inglês

Como encontrar um ótimo professor de inglês

Aprender um idioma com sucesso significa ser capaz de usá-lo para fazer algo:

  • ser capaz de ter uma conversa com irlandeses ao fazer uma viagem na Irlanda,
  • pedir uma informação ao motorista do ônibus em seu intercâmbio nos EUA ou
  • conseguir uma promoção em sua empresa multinacional. 

Para conseguir isso, você precisará de muita prática escrita e oral. E, para conseguir esta prática, é muito comum que os estudantes invistam em escolas de idiomas ou aulas particulares. Neste post, você aprenderá três perguntas a se fazer antes de investir em aulas particulares com um professor nativo ou não, e exatamente o por quê de você fazer estas perguntas.

Eu quero deixar bem claro neste post que @@se você estiver procurando por um professor de inglês nativo, a palavra mais importante é "professor" e não "nativo"@@. "Nativo", na verdade, não significa nada em termos de qualificações e capacidade de ensinar de maneira efetiva um idioma. Assim, essas três perguntas são importantes para você entender melhor se você está aprendendo inglês com um profissional qualificado ou se está tendo prática de conversação em inglês. As duas opções são válidas, mas possuem objetivos e resultados bastante diferentes. Assista ao vídeo para mais informações.

SUA AULA DE INGLÊS: 

  1. Assistir ao vídeo abaixo.
  2. Desafie-se a resumir em inglês o conteúdo do vídeo assistido. Você pode resumir os pontos principais em voz alta (para você mesmo ou um amigo) ou escrevendo para praticar sua escrita em inglês.
  3. Escute o áudio embaixo do vídeo. Pratique estas três perguntas em inglês para se preparar para escolher o professor de inglês mais adequado a suas necessidades, interesses e objetivos.  

Let's get to work!

ÁUDIO EM INGLÊS:

  1. Por que você escolheu ser professor de inglês? = Why did you choose to be an English teacher?
  2. Qual é a parte mais difícil de aprender o português? E por que? = What is the hardest part about learning Portuguese? Why?
  3. Quanto tempo preciso para ter um inglês perfeito com um sotaque de nativo? = How long do I need to speak perfect English with a native accent?

Se você achou este vídeo útil, agradeça ao Denilso de Lima, do blog Inglês na ponta da língua por me convidar para postar em sua comunidade. Agora, nós adoraríamos ouvir o que você tem a dizer. Depois de assistir ao vídeo, gostaria de saber:

  1. Quais outras perguntas você acha importante fazer antes de pagar por aulas particulares de inglês?
  2. Qual é sua experiência com professores (nativos e não nativos) de inglês – pode ser tendo aula com um ou sendo um?
  3. Pela sua experiência, o que se deve fazer e o que não se deve fazer ao procurar por professores excelentes? 

Conte para a gente nos comentários! Não se esqueça de compartilhar da forma mais detalhada possível em seu comentário. Diversos estudantes e professores de inglês aparecem aqui todas as semanas em busca de motivação e dicas. Sua contribuição pode ajudar alguém a progredir em seu aprendizado.

E, mais uma coisa, apesar da maior parte da nossa comunidade já agir desse modo, lembre-se sempre de manter o respeito em suas respostas. Nosso objetivo aqui é compartilhar experiências que gerem discussões produtivas e inquisitivas que beneficiem seu aprendizado do idioma, e não ser uma crítica direta a pessoas ou escolas, ok? Eu devo informar-lhe que este tipo de comentário será imediatamente removido. Também importante: compartilhe suas opinões e ideias diretamente nos comentários. Links para outros posts, vídeos, etc., também serão excluídos, pois podem parecer spam.

Obrigada por compartilhar seus pensamentos! E muito obrigada por continuar a fazer da Step Stone Languages um local para conversas reflexivas, inspiradoras e úteis. Estamos juntos nessa. Let's make it count!

O QUE VOCÊ GOSTARIA DE APRENDER AGORA?