5 maneiras para apoiar um aluno de língua

5 maneiras para apoiar um aluno de língua

Aprender um idioma pode ser um pouco solitário em boa parte do tempo. Quando você começa a estudar, você não consegue expressar exatamente como se sente e o que está pensando, pelo menos não de modo articulado. De modo geral, é mais difícil fazer amigos, arrumar um emprego ou se socializar.

Por estes motivos, muitos aprendizes de idioma estudam sozinhos, em casa, e alguns nem saem de casa para colocar o que aprenderam em prática, por medo do que outras pessoas vão pensar sobre eles. 

Agora, aqui na Step Stone Languages nós apoiamos o aprendizado autônomo. Mas, lembra-se, @@autônomo não significa sozinho@@. Significa que você está no controle de seu próprio aprendizado, mas não significa que você não precisa de um sistema de apoio forte e amplo, formado por amigos, familiares, mentores e outros estudantes de idiomas, com quem você pode contar quando precisar de ajuda.

Estas pessoas também podem ser chamadas de seu "aliados" – pessoas que ficarão ao seu lado, te ajudarão quando você precisar e te defenderão de outras pessoas que te julgarem ou criticarem (infelizmente, sempre tem alguém assim).

Neste post, você aprenderá cinco maneiras de apoiar quem está aprendendo um idioma.

  • Se você é um estudante de idioma, compartilhe com aqueles, em sua rede de contato, de que você necessite receber apoio.
  • Se você é um professor de idiomas, assegure-se de estar colocando estas cinco dicas em prática todos os dias. E se você não for nenhum dos dois, não se esqueça deste vídeo quando falar com alguém que está começando a aprender um idioma.

SUA AULA DE INGLÊS:

  1. Assista ao vídeo em inglês, sem legenda ou transcrição. Este vídeo está em inglês e tem como principal objetivo te ajudar a treinar o seu ouvido. Apenas tente entender as ideias principais no vídeo, e não cada palavra ou pequenos detalhes. Lembra-se de escutar o vídeo pouco a pouco e, não, tudo de uma vez. 
  2. Desafie-se a resumir o conteúdo em inglês, enquanto assiste ao vídeo. Cada vez que você pausar após alguns minutos, resuma os ponto principais em voz alta para si mesmo ou para seus amigos (eu falo toda hora comigo mesma para praticar meu português e isso me ajuda muito!). Se você estiver em um nível iniciante, esta é a hora de colocar também as legendas em português.
  3. Dê um tapinha em suas costas para se parabenizar pelo esforço nessa prática de compreensão auditiva. É preciso muita paciência e persistência para escutar um vídeo longo em inglês. Bom trabalho!

VÍDEO EM INGLÊS: 

Agora, adoraríamos ouvir o que você tem a dizer. Para você, qual foi a informação prática mais importante neste vídeo? Se você pensou em mais de uma, que bom! Compartilhe-a(s) com esta incrível comunidade. 

Não se esqueça de compartilhar o máximo possível em seu comentário. Milhares de estudantes e professores de idiomas aparecem aqui todas as semanas em busca de motivação e dicas. Sua contribuição pode ajudar alguém a progredir em seu aprendizado. 

Importante: compartilhe suas opiniões e ideias diretamente nos comentários. Links para outros posts, vídeos, etc., serão excluídos, pois podem parecer spam. 

Nós geralmente exigimos muito de nós mesmos, achando que devemos aprender um idioma 100% sozinhos e que estamos fazendo algo errado se tivermos que pedir ajuda. Mas esse não é o caso! Todos nós precisamos de ajuda; eu definitivamente precisei (e preciso!) todo santo dia. 

Muito obrigada por assistir a este vídeo e por compartilhar este post. Estamos juntos nessa. Let's make it count! 

Sugestão de leitura (em inglês): se você se interessou plea ideia de aliança e quer saber como ser um ótimo aliado para outros grupos, dê uma olhada nos links abaixo: 

O QUE VOCÊ GOSTARIA DE APRENDER AGORA?